Shihan Sidi Gobbi ministra Curso sobre Didática do Kumitê

No dia 19 de novembro de 2015, das 08h00 às 12h00, o Shiha Sidi Gobbi dos Santos ministrou um curso sobre a Didática do Ensino do Kumitê, em Aparecida de Goiânia-GO. O Evento foi organizado pela Bruce Kan, academia do Joilson Shihan, Presidente da FEKAEGO e contou com a participação de diversos professores de Karatê.





Foi uma experiência de partilha de saberes e muito aprendizado. Abaixo segue o conteúdo ministrado no curso.

Ementa
Ao findar o curso, o aluno deverá conhecer os procedimentos do karatê para ensino dos fundamentos do kumitê, visando combate real, passando pelo Gohon Kumitê para iniciantes, Ipon Kumitê, Sambun Kumitê, Jiu-Ipon Kumitê e Jiu Kumitê. O curso também apresenta a diferenciação dos tempos de reação defensiva (SEM), tais como: Go No Sem, Tai No Sem e Go No Sem. As técnicas apresentadas representam no curso não esgotam as possibilidades existentes para este treinamento, mas indicam os procedimentos básicos para ensino de kumitê até faixa marrom e faixa preta 1º Dan.

Conteúdo
1. TREINOS INTRODUTÓRIOS PARA ALUNOS INICIANTES
·         Gohon Kumitê simples - Somente com oizuki Jodan e chudan, sem contra-ataque, indo e voltando. Primeiro com contagem, depois sem contagem, com tempo livre. Em segundo momento.
·         Ippon Kumitê simples (avança e recua) – Oizuki Jodan, jodan ague Uke recuando. Quem defendeu avança Oizuki Jodan e o outro defente jodan ague Uke. Repetir o exercício no nível chudan. Primeiro contado, depois com tempo livre. Sem contragolpe.

2. Gohon Kumitê
Frente à frente, um dos alunos prepara guedan barai (recuando a perna direita), ficando esquerda à frente. Avisa o nível de ataque e desfere o golpe. Outro aluno defente (jodan ague Uke ou chudan Uchi Uke), recuando um passo, repetindo até 5 ataques. Na 5ª defesa, desferir contragolpe (com kiai). Após contragolpe, sem se levantar, prepara guedan barai, avisando o nível (altura) do ataque. Quem atacou no primeiro momento, agora fica em Shizentai, preparando-se para defender. Repete-se a sequência, variando os ataques e defesas, dependendo do grau de conhecimento dos alunos (faixa). Primeiro com contagem, depois em tempo livre. Neste treino, o contragolpe não pode acertar o oponente, somente o ataque.

Nível
Até laranja
Verde a preta.
Ataque
Somente Oizuki Jodan e Chudan
Oizuki Jodan e Chudan, Maegueri, Yoko Guero e Mawashi Gueri.
Contragolpe
Branca – Guiaku Zuki
Amarela a Laranja – Guiaku Zuki e Kizame Zuki
Verde e Roxa – Guiaku Zuki, Kizame Zuki e Mawashi Gueri (curto, no mesmo lugar).
Marron – (+) técnica de desequilíbrio.
Preta – (+) técnica de projeção.

3. SAMBUN Kumitê
Repete-se a sequência do Gohon Kumitê, mas somente com 03 passos (ataques/defesas). Tanto no Gohon, quanto no Sambun Kumitê, em treinos de faixa preta, pode-se variar os níveis e técnicas dos ataques durante os três passos.
4. Ippon Kumitê
Frente à frente, um dos alunos prepara guedan barai (recuando a perna direita), ficando esquerda à frente. Avisa o nível de ataque e desfere o golpe. Outro aluno defente (jodan ague Uke ou chudan Uchi Uke), seguido de contra-golpe (menos para faixa branca). Quem atacou, recua um passo, guedan barai esquerda à frente, preparando para novo ataque. Quem defendeu, fica em pé (yamê - shizentai), se preparando para realizar nova defesa. Ao concluir a série de ataques, o outro oponente que defendeu dá início à sua série de ataques.

Nível
Até laranja
Verde a preta.
Ataque
Somente Oizuki Jodan e Chudan
Oizuki Jodan e Chudan, Maegueri, Yoko Guero e Mawashi Gueri.
Contragolpe
Branca – Guiaku Zuki
Amarela a Laranja – Guiaku Zuki e Kizame Zuki
Verde e Roxa – Guiaku Zuki, Kizame Zuki e Mawashi Gueri (curto, no mesmo lugar).
Marron – (+) desequilíbrio.
Preta – (+) projeção.
Sequência
03 ataques com cada lado (esquerda à frente e depois direita à frente), nível jodan e depois nível chudan.
Realizar 01 vez cada ataque, primeiro esquerda à frente e depois direita.

5. JIU IPPON KUMITÊ (Somente de verde acima)
O elemento diferencial do Jiu Ippon Kumitê para os procedimentos anteriores é o “Jiu”, isto é, a livre movimentação, na posição Morotê Uke em Fudodachi (ou base livre). Atentar para não ter saltinhos, pois não são exercícios de Shiai (luta de competição), mas treino para combate real. Estando frente à frente, após cumprimento e Hajimê, os alunos iniciam a livre movimentação de luta. Um dos alunos avisa o nível do ataque (jodan ou chudan) e, a seu tempo, ajusta a distância do oponente e ataca e recua rapidamente, assumindo novamente o kamaê. O aluno realizou a defesa, desfere contragolpe imediatamente, podendo acertar seu oponente.

Técnica
Verde a preta.
Ataque
Oizuki Jodan e Chudan, Maegueri, Yoko Guero e Mawashi Gueri.
Contragolpe
Verde acima – Guiaku Zuki, Kizame Zuki e técnica de perna (Mawashi Gueri ou maegueri avançando).
Marron – (+) desequilíbrio.
Preta – (+) projeção.

6. TREINOS DE JIU KUMITÊ (contra 01 oponente)
Além dos procedimentos acima, existem outras formas de preparo para o Jiu Kumitê, que devem ser aplicadas somente para alunos graduados (verde acima).

6.1. Jiu Kumitê combinado (03 ataques)
Frente à frente, em livre movimentação, sem avisar, o aluno desfere três ataques seguidos contra seu oponente, que deve reagir com contragolpe. Alternando, o que defendeu dá início à sua série de três ataques. Os ataques podem variar de altura e técnica.

6.2. Ataque em sequência
Frente à frente, estando um dos alunos encostado na parede. Após o Hajimê, este aluno desfere uma sequência de golpes, avançando sem parar até que seu oponente encoste no outro lado do Dojô, procurando sempre manter a distância correta de ataque. O aluno que foi atacado deve defender recuando, com agilidade e tentando sair do espaço de ataque do outro. Quem defendeu, depois começa sua sequência de ataque.

6.3. Jiu Kumitê
Combate em livre movimentação e livre iniciativa de ataques e contragolpes, cabendo desequilíbrios, projeções e, dependendo da finalidade do treino, kumiuchi (luta de chão do Karatê). Pode ser realizado:
·         Fazendo sombra, com leveza nos golpes, para desenvolver velocidade, capacidade de reação, controle de espaço e tempo de ataque, dentre outros fundamentos.
·         Com Kimê, podendo pesar mais os golpes, visando contato.

OBS: Contudo, mesmo neste caso, quando realizado entre amigos de treino, deve prevalecer o respeito e cuidado pelo oponente, evitando lesões maiores. Os treinos de Jiu Kumitê devem ser realizados com espírito de amizade e companheirismo, evitando comportamento altivo e tentativa de revanche durante os treinos. Quando os ânimos se alterarem, o treino deve ser interrompido imediatamente e o Sensei responsável os alunos devem ser advertidos.

7. TREINOS DE HAPO KUMITÊ (mais de 01 oponente)

7.2. Aplicação dos Katas Tekki Shodan, Nidan e Sandan
Visa melhorar a capacidade de reação a variados ataques desferidos por mais de um oponente, aplicando as técnicas dos katas Tekki.
·         Formar grupos de 3 alunos, ficando um deles de costas para a parede, em Kamaê e Kibadachi. (O kamaê é a posição do “kiai” do Tekki Nidan).
·         Cada oponente à frente desfere ataque, podendo ser oizuki jodan (ou chudan), maegueri, mawashi gueri ou yoko gueri.
·         Os ataques são coordenados, um a um, evitando ataques simultâneos.
·         Aquele que estiver na parede, deve defender utilizando as técnicas contidas nos 03 Katas Tekki.

7.2. Treino preparatório para Hapo Kumitê (luta com mais de um oponente)
Visa melhorar a capacidade de reação a variados ataques desferidos por mais de um oponente. Também é eficiente para adquirir fôlego para alunos que participam de competição.
·         Formar grupos de 4 alunos, ficando um deles de costas para a parede, assumindo kamaê e base que julgar mais eficiente.
·         Cada oponente à frente desfere ataque (pré-combinado), sendo um oizuki jodan (ou chudan), ou maegueri, mawashi gueri, yoko gueri.
·         Os ataques são coordenados, um a um, evitando ataques simultâneos.
·         Aquele que estiver na parede, deve defender e contra-atacar imediatamente, sem afastar-se da parede, para evitar que suas costas sejam atacadas por outro adversário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário