COMO TREINAR COM O MAKIWARA?


Makiwara (巻藁 palha enrolada) é um objeto utilizado como instrumento de treino em vários estilos de karatê tradicional. Sua origem remonta basicamente à ilha de Okinawa, e tem por objetivo o treinamento físico, preparando as mãos para aplicação eficiente de golpes. Por meio da makiwara, as mãos se tornam armas perigosíssimas.

Tradicionalmente, o makiwara é feito de madeira, uma tábua fincada no chão cerca de 5O cm, e sua altura varia de acordo com o estudante (deve chegar à altura do ombro). A fixação e o tipo de madeira devem possibilitar que haja flexibilidade, reagindo aos golpes que forem desferidos com inclinação. Isso possibilita o treinamento muscular do braço e ombro, além de proteger as articulações. 
Atualmente, dependendo do lugar de treino, foram criadas outras maneiras de fixar a base da tábua ao chão, tais como:







Na parte superior da tábua, o makiwara deve ser revestido de material que possibilite o amortecimento da pancada. É comum a utilização de palha e corda, de borracha (EVA), ou de borracha revestida de couro. Muitas pessoas, empolgadas, dedicam-se ao treinamento do makiwara querendo criar calos nas mãos. Mas esta não é a principal finalidade deste treinamento. Seguindo orientações do Kyoshi Benedito Nelson, os alunos da Hien Kan não devem priorizar o calejamento, mas buscar o fortalecimento muscular das mãos, dos braços e dos ombros, além de corrigir a postura e a técnica correta do uso da cintura. Por isso, o makiwara deve ser bem revestido, de preferência com panos, garantindo que fique macio. No intervalo dos treinamentos, é comum que as mãos fiquem doloridas internamente, pois os músculos são trabalhados na maciez dos panos, enquanto que a parte externa da mão fica preservada.
    Abaixo seguem algumas orientações para o treinamento básico com makiwara.
  • Aproximar-se do makiwara com um cumprimento (sem dizer Oss);
  • Posicionar-se à frente do makiwara, ficando em fudodachi e medindo a distância corretamente para o guiakuzuki;
  • O karateca deve ficar em fudodachi, com o braço que está à frente esticado até a madeira, o braço traseiro deve ficar na cintura (hiki-te), com a cintura virada para o lado;
  • Para desferir o guiakuzuki, deve-se ter em mente que a força provém do chão. Ao pressionar o chão com o pé traseiro, deve-se aproveitar a força de reação do solo para disferir o golpe. Neste momento, a perna traseira se estica rapidamente (transformando a base em zenkustu-dachi), a cintura realiza um movimento giratório e o braço traseiro dispara o murro, também em movimento giratório do punho até impactar o makiwara.

OBS: O soco deve ser desferido com 
a região da mão chamada SEIKEN, 
demonstrada na figura ao lado:



  • Após o Guiako-zuki, mantenha os punhos cerrados e encostados no makiwara, empurrando três vezes a madeira até que esta recue, SEM flexionar o braço. Atenção, esse empurrão deve ser com o ombro, e NÃO com o a inclinação do tronco.
  • Retorne à posição inicial.
  • Tenha cuidado para não tencionar os ombros, que devem estar relaxados. A contração da musculatura deve ocorrer somente no momento que o Guiako-Zuki for desferido. Antes disso, o corpo deve estar relaxado, para ter mais rapidez e não desperdiçar energia.
  • Comece com sequências de 20 murros, alternando os braços.
Confira o exemplo no vídeo abaixo:


Estas são as recomendações para alunos que estão iniciando a prática do makiwara. Em um segundo estágio, o karateca pode treinar outros golpes, como o SHUTO, o HAITO e o TETSUI, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário