Projeto Karatê

Associação Educativa Evangélica

Justificativa
São muitos os desafios educacionais da atualidade, quando os espaços formais de educação não conseguem cativar crianças e adolescentes. A educação se vê diante do desafio de modificar suas abordagens, visando a ressiginificação do espaço escolar, tornando-o mais atrativo e desafiador para as crianças e adolescentes.
O Karatê tem sido uma das novas ferramentas utilizadas por instituições de ensino em todas as Regiões brasileiras. Oriundo das ilhas de Okinawa (Japão), o Karatê tem exercido papel significativo na formação de milhares de praticantes em todo o mundo. Mais do que um simples esporte, o Karatê é um caminho de autoconhecimento. Desta forma, quando praticado sob orientação filosófica adequada, a prática do Karatê possui os seguintes benefícios:
  • Aprimora o físico, trabalhando com todas as partes do corpo e desenvolvendo a inteligência motora.
  • Oferece conhecimentos técnicos de autodefesa, trabalhando tanto a percepção quanto as reações motoras, por meio da repetição e condicionamento.
  • Contribui para a administração de energias e tensões físicas e psicológicas, deixando o praticante mais relaxado e promovendo o aumento da atenção para si próprio e para o mundo ao seu redor.
  • Aumenta a concentração e o desempenho acadêmico.
  • Ajuda a manter o autocontrole e diminui a agressividade, fazendo com que o praticante sublime estas energias para atividades produtivas para ele mesmo, para a família e sociedade.
  • Auxilia no combate à vaidade excessiva, ajudando o praticante em processos de autoanálise para rever comportamentos arrogantes e soberbos.
  • Estimula a solidariedade, a superação de pré-conceitos socioculturais, além de aumentar a capacidade para o trabalho em equipe.
  • Ajuda o praticante a lidar com a noção de autoridade, respeito aos mais graduados (mais velhos, mais experientes, etc.).
  • Aumenta a autoestima, deixando o praticante mais confiante para enfrentar os mais variados desafios da vida cotidiana.
  • Cultiva valores/atitudes como: honra, fidelidade, companheirismo, perseverança, respeito ao próximo, valorização dos mais antigos e patriotismo.

Objetivos
  • Contribuir para a formação de crianças, adolescentes e jovens, em seus aspectos físico, afetivo, filosófico e psicossocial.
  • Promover a integração entre os alunos do Colégio Couto Magalhães, a comunidade acadêmica da FACEG e as crianças, adolescentes e jovens da comunidade do entorno da FACEG.
  • Formar uma equipe de karatecas da AEE em Goianésia, aptos para fazerem apresentações públicas e atuarem em competições locais e regionais.

Público-Alvo
Alunos e funcionários da Associação Educativa Evangélica (AEE), incluindo a Faculdade Evangélica de Goianésia e o Colégio Couto Magalhães, além de crianças e adolescentes de baixa renda, residentes em bairros próximos. Requisitos: Idade mínima de 07 anos / compromisso de Rendimento Escolar.

Metodologia:
Dois encontros semanais regulares, terças e quintas-feiras, das 16h00 às 17h30. As aulas contém conteúdos teóricos e ensino de técnicas de defesa e ataque, promovendo vivências que possibilitam tanto a reeducação motora, quanto a análise de comportamento, abrindo possibilidades de educação filosófica, afetiva e psicossocial.

Especificação do Conteúdo
Terças-Feiras
Alongamento (calistênica)
Kihon parado
Kihon andando
Kumitê (Ipon Kumitê, Sambun Kumitê, Jiu Ipon Kumitê, Henzoku Waza aplicado, Jiu Kumitê, Shiai Kumitê).
Ginástica para fortalecimento.
Mokussô (meditação: educação dos sentidos/percepção/atenção)

Quintas-Feiras
Alongamento (calistênica)
Kihon parado
KATAS
Kumitê (Ipon Kumitê, Sambun Kumitê, Jiu Ipon Kumitê, Henzoku Waza aplicado, Jiu Kumitê, Shiai Kumitê).
Ginástica para fortalecimento.
Mokussô (meditação: educação dos sentidos/percepção/atenção)

Obs 1: História e filosofia do Karatê.
Durante as aulas, em momentos específicos para breves falas, durante as aulas de combate e no final ou início de cada aula, o professor aborda temas próprios da filosofia e história do Karatê, além de tratar de outros temas do cotidiano da vida dos alunos, dando orientações específicas.

Obs 2: Adequação dos conteúdos à doutrina e conduta cristãs.
O prof. Gidalti Guedes da Silva, além de educador e professor de Karatê, é pastor Metodista, possuindo formação teológica evangélica, garantindo que os conteúdos filosóficos ministrados nas aulas estão de acordo com os princípios gerais de conduta assinalados pelo Evangelho de Cristo.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
No karatê, a avaliação dos alunos é contínua e progressiva. Durante as aulas, o professor observa o desenvolvimento de cada aluno, verificando os avanços e dificuldades na aprendizagem. A avaliação é realizada, tendo por parâmetro as seguintes competências:
  • Conhecimento dos limites e potencialidades do próprio corpo e desenvolvimento das habilidades motoras;
  • Aprendizado das técnicas de defesa e ataque, de acordo com o nível de graduação (faixa) do aluno;
  • Desenvolvimento de atenção e de percepção de si próprio e das pessoas e situações ao redor;
  • Controle emocional e capacidade de sublimação de sentimentos e energias corporais e afetivas;
  • Desenvolvimento de valores e condutas morais como disciplina, companheirismo, respeito, perseverança, honradez, senso de justiça e solidariedade.
Periodicamente, são aplicados exames de faixa, onde é exigido que os alunos executem as técnicas de defesa e ataque, de acordo com o grau pretendido pelo aluno. As faixas/graduações do Karate são as seguintes: branca, azul (para crianças), amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. A partir da faixa preta, as graduações são concedidas no formato de graus, indo do primeiro ao décimo grau.


Prof. Me. Gidalti Guedes da Silva
(Faixa Preta 2° Dan - CBK n°90072-9)
Professor responsável pelo Projeto Karatê-DO

Prof.ª Me. Jadson Belem de Moura
Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária.

Prof. Me. José Mateus dos Santos

Diretor da FACEG

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