ÉTICA DO GUERREIRO


Nas artes marciais principalmente quando se possui uma seriedade nos treinamentos e acima de tudo o respeito, existe a etiqueta. Um guerreiro não é apenas um lutador bom em combate, mas um cavalheiro que respeita as leis que regem sua vida e a dos outros. Quando não existem essa leis os lutadores podem ser vândalos, sanguinários, mercenários ou combatentes, nunca um guerreiro na concepção do bushido (caminho de guerra). Um bushi (guerreiro) deve ter algumas qualidades, sem as quais não poderia se considerar como tal: 1ª, fidelidade, 2ª paciência, 3ª decisão, 4ª controle, 5ª etiqueta.

1. FIDELIDADE
O Guerreiro tem a ideia de um clã ou grupo que com uma direção e uma meta traçada procuram a evolução técnica de combate e o aumento da compreensão e da consciência. Uma pessoa inicia como neófito um aprendizado (digamos situação dó), após algum tempo de esforço adquire uma capacidade e se iguala aos outros. Se continuar passa a situação ré e começa a sobressair. Após isso passa a situação mi quando já é um dos melhores do clã, nesse ponto já se considera superior e a vaidade pode destruir aquilo que seria a sua fidelidade de grupo, que o colocaria em situação de ajudar os outros, a também subir e aumentar o clã em bondade e harmonia. É fazer tudo pela melhoria do grupo ou clã a que pertence. Sem isso um homem não tem honra. A obediência é a meta.

2. PACIÊNCIA
Saber esperar o momento certo de fazer o melhor de si com a atenção em suas próprias atitudes e ação através de uma observação imparcial de sua vida com os outros.

3. DECISÃO
Ao decidir algo não temer pela própria vida e confiar no fato e em si mesmo, tanto para perder como para ganhar. Indiferente ao resultado.

4. CONTROLE
Mesmo diante da morte não perder o controle da ação externa procurando a impecabilidade da postura e da ação.

5. ETIQUETA
É o respeito pelo que nos cerca com o trato impessoal as pessoas na sociedade em que vive.

Além destes princípios, Mestre Benedito recomenda que o aluno da Hien Karatê Kyokai atente para os CINCO ANÉIS, princípios defendidos por Myamoto Musashi.


OS CINCO ANÉIS

1. Não pense desonestamente.
2. O caminho é treinar sempre.
3. Conheça todas as artes objetivas.
4. Conheça o caminho de todas as profissões artesanais.
5. Aprenda a ganhar e a perder nos assuntos materiais.
6. Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreensão de tudo.
7. Perceba as coisas que não podem ser vistas no mundo material.
8. Preste atenção até ao que não tem a mínima importância.
9. Não faça nada de que nada sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário