HISTÓRIA DO KARATÊ

A história do Karate é formada pela trajetória geográfica e cultural de um grupo de ensinamentos que foram transmitidos por mestres, que no processo de migração foram se transformando de acordo com a compreensão do mestre e da aplicação da técnica naquele momento histórico. Hora aparece como uma forma de ginástica de defesa e ataque, hora como uma prática vinculada às práticas bélicas ou marciais. Nesta parte do texto, pretende-se explicar, a partir dos escritos do nosso Mestre Benedito Nelson aqui compilados, quais caminhos foram trilhados pelo Karate até chegar até nós, os que pretendem seguir o caminho na Hien Karate Kyokai. Tudo se inicia na Índia, com um monge Bodhidarma.

Bodhidarma, da Índia, leva o budismo para a China e ensina a luta no templo Shaolin-Zu como forma de ginástica de defesa e ataque, formando daí, vários estilos de luta no Continente Asiático, com pancadas de pés e de mãos (luta a distância), séc. XIV.

Em Okinawa, ilhas de Ryu-Ryu ao sul do Japão, floresce o combate sem armas devido à proibição de espadas e lanças (1480), imposta pelo Império Japonês, que mudara na região pelo Senhor Shimazu de Satsuma (1609±), originando a prática secreta de autodefesa pelos habitantes de Okinawa. Alguns estudantes de Okinawa aprendem a luta chinesa WUTSU, KEMPO, CHUANFA, SAKUGAWA, CHATAN YARA e outras artes marciais (1733-1756).

Iniciou-se então, a dinastia da luta que conhecemos como KARATE, chamando-se “Tode” ou “Mãos da China”. Estudantes vão à reunião de Fukien, no sul da China e trazem para Okinawa o segredo do combate sem armas. Em Fukien (1853-1915), Liu Liukung ou RYU RYOKO ensina Higashiona Hanryo que volta para a cidade de Naha e tem como melhor aluno Myagui Chojun (1887-1953).

Myagui Chojun treina os Katas do que viria a ser o precursor do estilo GOJU-RYU. Myagui Chogun ensina os Katas: Santin, Tenshu, Seyontin, Saifa, Sanseru, Kururunfa, Sepai e outros.

Matsumura Kosaku, que já tinha aprendido com o mestre Sakugawa, volta à China e aperfeiçoa os Katas e Lutas, na cidade de Tomari e inicia seus ensinamentos (1828–1898).

Em Iwah (China) os adidos militares de Okinawa aprendem a lutar KEMPO entre eles. Matsumura BUSHI” (guerreiro) que tem como melhor aluno: Itosu Yasutsume, ou Anko Itosu (1797–1889). Anko Itosu forma escolas em Okinawa de onde vem se originar os estilos de karate SHORIN que vem a ser SHOTOKAN e WADORYU (1860) na cidade de SHURI em Okinawa.

Em Choitsu Hou ou Shuchina um aluno aprende a lutar e retorna como professor Uechi Kambum (1897–1910).

No Japão aporta um navio russo e um lutador de SAMBO desafia qualquer luta japonesa (1920). Vão de Okinawa para o Japão, Kama Takaesu, Motobu Choyu e Motobu Choki, aceitar o desafio. O mais novo deles, Motobu Choki acerta em Jeen Kinteru (em japonês) uma pancada no plexo, que vem a falecer seu oponente, após três dias (1920). E no momento da luta é que foi dada a origem ao nome “Karate” (mãos limpas), pois acharam que Motobu Choki estava armado no momento do golpe. É chamado o mestre dessa luta; “Tode de Okinawa” para mostrar aos japoneses de Tokyo, para o centro de lutas KODO KAN de JUDO e vem BUTOKU DEM centro de artes marciais do Japão.

Funagoshi Guishin e Itosu Anku vão ao Japão com Motobu Choki e fizeram várias demonstrações de Kata e defesa pessoal. Iniciando os ensinamentos nas faculdades de Takudai e Waseda.Os alunos mais antigos de Funagoshi Guishin lutam o estilo de KARATE SHOTOKAN em 1922 com o mestre e ensinam na Takudai, fundando a NKK (Associação Japonesa de Karate). Entre os melhores alunos, Otsuka Hiroki não concorda com a luta Jiu-Kumite como forma esportiva e se desliga de Funagoshi Guishin, fundando o estilo WADORYU. Neste momento, são fundados alguns estilos de Karate e algumas escolas importantes aparecem no Japão e no Brasil. A trajetória da história do Karate no Brasil tem como um dos atores principais o professor Benedito Nelson Augusto dos Santos, o fundador de nossa escola, a Hien Karate Kyokai.

É fundado o estilo GOJU RYU pelo mestre Myagui Chogun, tem entre os melhores alunos Yamaguchi Goguen (1928).

O professor Mabuni Kenwa aprende os dois tipos de luta de Okinawa de Naha e de Shuri. Juntam o estilo SHITORYU com Kata dos estilos GOJU e SHOTOKAN.
Matsutatsu Oyama se desliga do GOJU RYU e funda a KYOKUSHINKAI, “Karate de Contato” ou “Karate de Briga”, difundindo o KARATE no Mundo, lutando contra homens e touros no Ocidente.

No Brasil, é aberta a primeira academia de KARATE em São Paulo (1957) pelo professor MITZUZUKE HARADA, vindo da Universidade de Waseda, do estilo SHOTOKAN. O professor Seiichi Yoshitaka (Shikan) Akamine, 7º grau do estilo GOJU RYU vem oficialmente ensinar KARATE no Brasil, no clube Santos em São Paulo (1957). O professor Yoshihide Shinzato divulga o estilo SHORIN em Santos/SP (1958).

A Nihon Karate Kyokai (N.K.K) é representada no Brasil pelos professores Sadamu Uriu, Yasutaka Tanaka, Juichi Sagara e Tetsuma Higashino, que ensinaram em São Paulo, na Vila Prudente (1958). Ainda em São Paulo, é difundido o estilo WADO RYU pelos professores Koji Takamatsu, Michizo Buyo e Susumu Suzuki.

É fundada a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE (CBK) no BRASIL e seu presidente, primeiramente foi Marcelo Arantes seguido de Edegar Ferraz. As primeiras associações de KARATE oficiais em São Paulo foram: SEIBUKAN do professor Juichi Sagara, a ABK (Associação Brasileira de Karate) de Shikan Akamine e seus alunos Ryuzo Watanabe, Paulo Nakaema, Pedro Yukota, Miguel e outros.

No Rio de Janeiro as primeiras associações oficiais são: KOBUKAN do professor Yasutaka Tanaka e Lirton dos Reis Monassa; SHIDOKAN do professor Sadamu Uriu e seus alunos Duncan, Willian, Raimundo, Kohara (irmãos) em 1972 e a HIEN KAN do professor Benedito Nelson A. dos Santos e seus alunos Teruo Furusho e Eurico de Oliveira Santos em 15 de novembro de 1967.

Um comentário: