Curso de Alto-Rendimento em Shiai Kumitê



Neste dia 22 de fevereiro, sábado, nos turnos da manhã e da tarde, foi realizado o Curso de Alto-Rendimento Karatê - Shiai Kumitê, ministrado pelo Sensei Roney Vitor, 4° Dan/CBK, atual Técnico da Seleção Brasileira de Shiai Kumitê. O evento foi organizado pela FEKAEGO (Federação de Karatê do Estado de Goiás), contando com a presença de karatecas de várias acadêmicas vinculadas à FEKAEGO, além de atletas de outras Federações. 

Sensei Gidalti participou do evento, obtendo orientações acerca de treinamentos específicos, voltados para que os atletas obtenham alto rendimento, visado aprimoramento técnico e preparação física. Abaixo constam alguns exercícios recomendados:
  • Exercícios de tempo e espaço: utilizando três fitas fixadas no chão, (1) ajuste de distância seguido de ataque; (2) ajuste para frente seguido de fuga estratégica com contragolpe; (3) recuo para ajuste de distância seguido de ataque (Guiaku Zuki, Mawashi, Ura Mawashi). Exercício desenvolvido em dupla (frente à frente, alternado) e em trio (um fixo de referência, outro realizando o movimento e o terceiro, responsável pela contagem e empurrando na região da cintura). Outros golpes e variações podem ser aplicados nestes exercícios.
  • Exercícios de luta em espaço curto (Shiai Kumitê): (1) ajuste das mãos, colocando internamente, sem segurar o kimono do oponente por mais de três segundos sem aplicar técnica;  (2) deslocamento de ombro direito (do oponente), com recuo de perna (esquerda), seguido de Kizami Ura Mawashi (perna direita); (3) deslocamento de ombro esquerdo (do oponente), com recuo de perna (esquerda), seguido de Kizami Mawashi (perna direita); (4) no momento de uma luta travada, com ambos forçando projeção, técnica de projeção abaixando centro gravitacional, por meio de joelho flexionado e outra perna estendida.
  • Exercícios de aprimoramento da atenção e reflexo (defesa e contra-golpe): exercício realizado em três, reunidos em triângulo olhando ao centro. O mais antigo dá início ao ataque a um dos outros dois, com Mawashi. Ao defender o chute, o karateca deve atacar imediatamente, devolvendo o ataque ao karateca (1) ou desferindo chute no terceiro. Regras importantes: (a) quem demorar muito a devolver o chute é penalizado; (b) quem levantar a mão para defender quando o chute for destinado a outro karateca é penalizado; (c) quem reagir com defesa somente quando o outro der um kiai, sem chutar, é penalizado; (d) quem não defender o chute é penalizado. A penalidade pode ser paga com flexões, polichilnelo ou outro exercício.
  • Treinos estratégicos - os karatecas são divididos em dois grupos, que recebem ordens específicas do Sensei (técnico). Enquanto as instruções são dadas a um grupo, o outro deve aguardar fazendo exercícios (flexões, polichinelos, abdominais, etc.). Os grupos devem executar com disciplina e eficacia as instruções dadas pelo sensei. Cada karateca deve aprender a cumprir à risca as recomendações técnicas de seu sensei durante o combate.
Outras orientações importantes dadas pelo Sensei Ronei.
  • Aplicar o Budô ao treinamento - O espírito do guerreiro não deve ser colocado de lado nos treinamentos para competição. Pelo contrário, quando o karateca se apropria verdadeiramente do Budô em seus treinamentos, terá mais capacidade de vencer as próprias dificuldades técnicas e físicas, além de aprimorar o nível de atenção durante os treinamentos.
  • O treinador e os amigos de treino devem assumir papel proativo na motivação constante de seu companheiro de treinamento.
  • O comportamento/atitude do karateca durante os treinamentos irá refletir diretamente em seu desempenho.
  • É recomendado, para atletas a partir dos 15 anos, a utilização de pesos nas pernas ou cintura, além da utilização de ligas prezas à cintura, aumentando a resistência e consequente fortalecimento muscular.

Este é um resumo das atividades propostas pelo Sensei Roney Vitor durante o curso, assimiladas pelo Sensei Gidalti, o qual verificou que os treinamentos propostos no curso para o aprimoramento do Shiai Kumitê podem ser aplicados no Jiu Kumitê, com pequena adaptações. Ao Sensei Roney Vitor, fica a gratidão pelos ensinamentos transmitidos e o desejo que as bênçãos de Deus estejam sobre sua vida.

Oss!


Nenhum comentário:

Postar um comentário